MÉDIA


O Presidente da República esteve hoje a bordo do barco EVORA

Na tarde de quinta-feira, 27 de agosto de 2015, fomos encontrar o Presidente da República, em Setúbal, a bordo do EVORA, caminhando com ar distinto e pensativo pelo tombadilho deste vetusto barco.

Por toda a embarcação podíamos observar quase três dezenas de pessoas do seu staff e, no cais nº 1, víamos algumas carrinhas com muito equipamento de apoio.

Diversas pessoas observavam curiosas a intensa atividade que decorria a bordo, com gente atarefada que não parava de entrar e sair, embora os mirones não soubessem concretamente quem estava a bordo e qual o motivo de toda esta azáfama.

De facto, não era o Presidente Cavaco Silva que vinha com um dia de antecedência marcar lugar para a noite de fados no Sado com o fadista António Pinto Basto, que amanhã terá lugar a bordo e com lotação já esgotada.

Este presidente mais não era que Cid Filipe o artista que estava devidamente caracterizado de forma a assemelhar-se ao falecido Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, eleito na sessão do Congresso de 6 de agosto de 1923 e que resignou ao mandato em 11 de dezembro de 1925.

A longa metragem focando aspetos pouco conhecidos da nossa História  recente está a ser rodada também a bordo do histórico barco, focando a vida e obra deste nosso falecido  Presidente da República.

A película sobre este distinto homem, natural de Portimão e que morreu na Argélia depois de lá ter vivido os seus últimos dez anos, tem como realizador Paulo Filipe Monteiro e deverá ser apresentada nas salas de cinema no próximo ano de 2016.

Mais uma vez o charmoso barco EVORA interpreta um papel importante na vida e na História de Portugal, recreando as nossas memórias coletivas.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-27

www.troineiro.blogspot.com




Barco EVORA “embaixador” das Mais Belas Baías do Mundo

Durante vários meses o barco EVORA tem vindo a sofrer obras não só de manutenção mas sobretudo importantes melhoramentos ao nível da sua funcionalidade, bem como tem vindo a ser alvo de uma completa renovação dos seus espaços interiores, de forma a adaptá-lo às novas tarefas para que o seu armador o tem destinado.

Quanto à decoração, tenta-se aproximar mais do original, bem como torná-lo num espaço de exposições itinerante, destinado não só ao lazer mas também à cultura.

Agora quando o visitante entrar no EVORA já pode conhecer toda a sua história, dado que painéis com esse objetivo já ali se encontram colocados. Também pode apreciar algumas peças históricas, tais como o símbolo da CP que ostentava na sua chaminé.

As vigias do barco, que tinham servido os submarinos alemães, estão agora mais em destaque e as mesas foram transformadas de forma a poderem servir também como expositores.

No amplo salão, grandes espelhos com molduras douradas ricamente trabalhadas dão-lhe ainda mais charme e fazem ressaltar a soberba garrafa de louça fabricada pela conceituada Vista Alegre e que receberá o EMBARCADO, o néctar que há alguns anos serve de lastro ao barco. O generoso moscatel roxo setubalense.

E é assim com estas novas roupagens que o EVORA se vai apresentar no Rio Tejo, onde servirá, pela segunda vez,  como principal barco de apoio ao mais importante evento náutico mundial, pela segunda vez.

A VOR (Volvo Ocean Race) trará a Lisboa largos milhares de pessoas de todo o mundo, para assistirem à “fórmula 1 dos mares”, um evento considerado pelo Governo Português como sendo de  Interesse Público.

Mas o EVORA reserva ainda outra surpresa, ele vai ser o maior embaixador das mais belas baías do mundo e por isso mesmo vai ter patente uma excelente e completa exposição sobre esta temática, com naturalmente a setubalense “baía dos golfinhos” em destaque.

Milhares de pessoas terão oportunidade de visitar na capital portuguesa este barco histórico e as suas exposições. Depois da VOR o barco retornará  ao porto de Setúbal onde teremos oportunidade de o visitar ou mesmo fazer nele um dos muitos cruzeiros no Sado agendados para este ano.

Talvez a mais interessante saída do EVORA seja aquela em que ele se irá  integrar nos cortejos da Festa de Troia e esta será uma oportunidade soberba para desfrutar do charme do “velho Senhor do Tejo” que para os setubalenses mais não é do que o seu “Cisne Branco do Sado”.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-26

www.troineiro.blogspot.com


28-maio-2005
JORNAL PUBLICO
CRIANÇAS QUESTIONAM POLÍTICAS AMBIENTAIS EM SETÚBAL

*****

01 – julho – 2005
JORNAL CORREIO DE SETÚBAL
CRIANÇAS DEFENDEM O MEIO AMBIENTE


*****
Junho de 2006
Jornal O NONINHO
PASSEIO NA BAÍA DE SETÚBAL

*****
Julho de 2006
O SETUBALENSE
QUATRO MIL BANDEIRAS NA FESTA DO AMBIENTE


*****
julho de 2006
SETÚBAL NA REDE
BARCO EVORA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

*****
julho de 2006
REVISTA DO BARCO
BARCO HISTÓRICO

*****




Arquivo: Edição de 12-08-2009
SECÇÃO: Cidade

2ªs Festas Populares de S. Sebastião 
Festanima e Romaria de Nª Srª do Rosário de Tróia novamente juntas
Pelo segundo ano consecutivo a Festanima e a Festa de Nª Srª do Rosário de Tróia, realizam-se em conjunto. A 7ª Festanima, a parte pagã das festas populares de S. Sebastião, tem início esta sexta-feira, nas escarpas de S. Nicolau, prolongando-se até 23 de Agosto. Já a Romaria de Nª Srª do Rosário de Tróia parte da Doca das Fontainhas no dia 22 (sábado), rumo à Caldeira, regressando na segunda-feira seguinte.
Vera Gomes
A bordo do barco “Évora”, ancorado frente ao jardim Eng. Luís da Fonseca, à beira-rio, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião relembrou o primeiro ano em que as duas festas se associaram, referindo que “o melhor foi, além da grandeza da Festanima, a adesão das pessoas à romaria de Tróia, com 200 embarcações que devolveram a alegria das pessoas ao rio”.
Durante a apresentação pública das festas, Carlos Almeida indicou que apesar de serem dois eventos de raízes diferentes, estes “partem do mesmo local e faz todo o sentido que se juntem.”
A festa de Tróia tem base religiosa e “raízes centenárias na consciência da cidade”, manifestou. Já a Festanima é uma festa “pagã, com potencialidades enormes”, sendo uma festividade que “chegou e veio para ficar”. Para o autarca este é “sobretudo um grande espaço privilegiado para o convívio e a gastronomia”.
O presidente da junta deixou ainda escapar que a dimensão da festa e a participação pode-se medir pelo número de barris de cerveja consumidos. Algo confirmado por José Catarino, membro da comissão organizadora, que revelou que a Festanima consome mais cerveja que a Setfesta, a Festa da Mourisca, ou mesmo a própria Festa de Cerveja.
O organizador queixou-se da crise que levou a que, das 80 entidades que patrocinaram a festa no ano passado, apenas metade tenha resistido, este ano. “Ao contrário dos outros anos, a maioria das grandes empresas sedeadas no nosso concelho deram zero de patrocínio, e isso reflecte-se no programa”, manifestou o responsável. Assim, o orçamento encolheu de 19 mil euros em 2008, para 15 mil euros este ano. “Não queríamos superar por aí além, mas pelo menos que chegasse ao patamar da do ano passado, na qual tivemos 80 mil visitantes”, indicou José Catarino.
Também Armando Oliveira, presidente da comissão de Festas da Nª Srª de Tróia diz ter sentido “as dificuldades”. “Gostaríamos de ter mais apoios para realizar esta festa dos pescadores de Setúbal que conta já com alguns séculos”, revelou.
O vereador André Martins também marcou presença na apresentação das festividades, que disse serem das festas “mais significativas da região”. O vereador evidenciou “a forma como os setubalenses e em particular a população de S. Sebastião tem aderido a este projecto” e fez votos de que este ano haja “uma participação massiva dos setubalenses”.
O anfitrião, Canas Gaspar da Turisbuilding, empresa proprietária do barco “Évora” lembrou que, no ano passado, a empresa associou-se à romaria, fazendo o percurso de e para a Caldeira, oferecendo bilhetes a alguns utentes. Este ano, o “Évora” volta a integrar a procissão, realizando este ano uma novidade: passeios nocturnos na sexta e sábado, subordinados à temática do fado. “Queremos ver se junto à Caldeira se consegue ouvir cantar o fado”, concluiu.
Programa
7ª Festamina começa sexta-feira
A 7ª edição desta festa popular começa já esta sexta-feira, com as actuações de Carlos Montenegro, João Magalhães, seguido de baile com André Gomes. No sábado, o grupo coral Sadinos abre as festividades, seguido do grupo coral Independente, fechando com o Setúbal Trio. O rancho folclórico Cantares do Sado anima a festa no domingo, enquanto que, na 2ª feira é a vez dos Irmãos Cabanas animarem a Av. Belo Horizonte. Terça-feira é dia da actuação dos vencedores do concurso “Novos Talentos 2008”, seguidos da fadista Deolinda de Jesus. Banda do Andarilho (4ª feira) e Jorge Nice (5ª feira) compõem também o cartaz. No dia 21, actuam os bailarinos das Danças de Salão da União; segue-se Armando Norberto e um baile com Nuno Miguel. Marília Pais, Rui do Cabo e André Patrão fazem o espectáculo no dia 22. A festa termina a 23 de Agosto com a actuação de “Os Alcorrazes”, fechando com fogo-de-artifício.
Este ano participam doze colectividades, com stands gastronómicos. Não vão também faltar os divertimentos infantis e cerca de 24 stands com artesanato e produções tradicionais locais, destacando-se o vinho e o queijo. De referir que de 2ª a 5ª feira a festa abre às 19 horas e encerra à meia-noite. À 6ª feira abre à mesma hora, mas encerra às 2 horas. No sábado e no domingo abre às 13 horas, sendo que, no sábado encerra às 2 horas e no domingo à meia-noite.
A comissão organizadora é composta pela União Futebol Comércio e Indústria; Núcleo Desportivo, Cultural e Recreativo CHE Setúbal; Clube de Futebol “Os Sadinos”; Sport Club Sado e Grupo Desportivo Independente. Além destas, participam na festa o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau; Grupo Desportivo “Os Amarelos”; Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1117; S. Domingos Futebol Clube; Clube Desportivo e Cultural “Os Verdes”; Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e Grupos Desportivo “Os Treze”.
Vera Gomes

*****
Arquivo: Edição de 12-12-2011
SECÇÃO: Cidade

Autárquicas 
Candidatos participam em passeios no Sado
Os cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Setúbal vão participar em cinco passeios no Barco Évora pelo rio Sado.
A número um do PS foi a primeira a participar na iniciativa. Depois de ontem Teresa Almeida ter expressado o que tem para apresentar para o concelho de Setúbal, hoje segue-se Maria das Dores Meira, candidata pela CDU.
O cabeça-de-lista do PSD, Jorge Santana, vai realizar o passeio a 4 de Setembro mas candidatos pelo Bloco de Esquerda, Albérico Afonso, e pelo CDS/PP, João Viegas, ainda não têm data definida.
Em cada um dos passeios, os cabeças-de-lista vão levar no barco a sua comitiva e os candidatos às juntas de freguesia. O Barco Évora parte pelas 10 horas, em frente à “Tropicália”.
A iniciativa é da “Registos – Associação Cultural de Jornalistas, Repórteres de Imagem do Audiovisual e Multimédia” e da Rádio Azul de Setúbal em parceria com o Barco Évora.

*****


SETEMBRO - MÊS DO TURISMO
Beber vinho, ouvir jazz ou passear, tudo no barco 'EVORA'
por Sónia Simões23 Setembro 2011Descrição: http://www.dn.pt/Common/Images/img_economia/icn_comentario.gif

Canas Gaspar e Tavares da Silva exploram o "Barco de Évora"
Navio feito com chapas recicladas de tanques usados na I Guerra Mundial é agora palco dos mais variados eventos, tanto para turistas como para público escolar.
Foi construído na Alemanha com chapas recicladas dos tanques usados na I Guerra Mundial e ainda não estava pronto quando foi comprado pela Comboios de Portugal (CP). O barco Évora, como fora baptizado, assegurou a travessia no Tejo e uniu a capital à Margem Sul durante 50 anos. Tempo insuficiente para a reforma. Há sete foi comprado pela Turisbuilding e hoje pode considerar-se um multifunções. Aqui fazem-se cruzeiros turísticos, provas de vinho a bordo, festas, encontros empresariais e, até, acções de sensibilização ambiental.
À primeira vista, o nome que Manuel Tavares da Silva e Canas Gaspar puseram à empresa que adquiriu a embarcação remete para um serviço exclusivamente turístico. Mas a bordo do barco Évora faz-se muito mais do que passeios pelo Sado a observar golfinhos e aves. Há quem escolha estes pacotes, mas a oferta é mais abrangente.
Há cruzeiros gastronómicos, culturais (acompanhados de informação sobre a história da zona de Setúbal) e até cruzeiros para apresentação e provas de vinho. Mas mais do que imaginar-se sentado num barco a beber um copo de vinho e a comer uma fatia de queijo, existe ainda a possibilidade de assistir a espectáculos de flamenco ou até de ouvir um concerto jazz.
Tudo através de parcerias. "Não fazemos o que não sabemos, por isso a cada projecto contratamos pessoal em regime de outsourcing que prepara tudo com o maior profissionalismo", conta Tavares da Silva, ao lado de Canas Gaspar, ambos de áreas profissionais financeiras. Conheceram-se na empresa onde ainda mantêm os seus postos de trabalho quando decidiram comprar o barco e rentabilizá-lo. E a oferta não pára de crescer. Como Setúbal é a terra do moscatel e, diz a experiência colonial, o vinho transportado em barcos sofre um enriquecimento aromático "extraordinário", Tavares da Silva e Canas Gaspar estão já a trabalhar a próxima meta: comercializar as pipas de vinho já em estágio na embarcação.
O nome do vinho generoso já foi registado de O Embarcado e os dois sócios acreditam que poderá ser muito valorizado. "Este processo de estágio permite, com o balançar do barco e as diferenças térmicas associadas às zonas por onde navega, o enriquecimento aromático do vinho, conferindo-lhe características únicas."

Arquivo: Edição de 12-08-2009
SECÇÃO: Cidade

2ªs Festas Populares de S. Sebastião 
Festanima e Romaria de Nª Srª do Rosário de Tróia novamente juntas
Pelo segundo ano consecutivo a Festanima e a Festa de Nª Srª do Rosário de Tróia, realizam-se em conjunto. A 7ª Festanima, a parte pagã das festas populares de S. Sebastião, tem início esta sexta-feira, nas escarpas de S. Nicolau, prolongando-se até 23 de Agosto. Já a Romaria de Nª Srª do Rosário de Tróia parte da Doca das Fontainhas no dia 22 (sábado), rumo à Caldeira, regressando na segunda-feira seguinte.
Vera Gomes
A bordo do barco “EVORA”, ancorado frente ao jardim Eng. Luís da Fonseca, à beira-rio, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião relembrou o primeiro ano em que as duas festas se associaram, referindo que “o melhor foi, além da grandeza da Festanima, a adesão das pessoas à romaria de Tróia, com 200 embarcações que devolveram a alegria das pessoas ao rio”.
Durante a apresentação pública das festas, Carlos Almeida indicou que apesar de serem dois eventos de raízes diferentes, estes “partem do mesmo local e faz todo o sentido que se juntem.”
A festa de Tróia tem base religiosa e “raízes centenárias na consciência da cidade”, manifestou. Já a Festanima é uma festa “pagã, com potencialidades enormes”, sendo uma festividade que “chegou e veio para ficar”. Para o autarca este é “sobretudo um grande espaço privilegiado para o convívio e a gastronomia”.
O presidente da junta deixou ainda escapar que a dimensão da festa e a participação pode-se medir pelo número de barris de cerveja consumidos. Algo confirmado por José Catarino, membro da comissão organizadora, que revelou que a Festanima consome mais cerveja que a Setfesta, a Festa da Mourisca, ou mesmo a própria Festa de Cerveja.
O organizador queixou-se da crise que levou a que, das 80 entidades que patrocinaram a festa no ano passado, apenas metade tenha resistido, este ano. “Ao contrário dos outros anos, a maioria das grandes empresas sedeadas no nosso concelho deram zero de patrocínio, e isso reflecte-se no programa”, manifestou o responsável. Assim, o orçamento encolheu de 19 mil euros em 2008, para 15 mil euros este ano. “Não queríamos superar por aí além, mas pelo menos que chegasse ao patamar da do ano passado, na qual tivemos 80 mil visitantes”, indicou José Catarino.
Também Armando Oliveira, presidente da comissão de Festas da Nª Srª de Tróia diz ter sentido “as dificuldades”. “Gostaríamos de ter mais apoios para realizar esta festa dos pescadores de Setúbal que conta já com alguns séculos”, revelou.
O vereador André Martins também marcou presença na apresentação das festividades, que disse serem das festas “mais significativas da região”. O vereador evidenciou “a forma como os setubalenses e em particular a população de S. Sebastião tem aderido a este projecto” e fez votos de que este ano haja “uma participação massiva dos setubalenses”.
O anfitrião, Canas Gaspar da Turisbuilding, empresa proprietária do barco “Évora” lembrou que, no ano passado, a empresa associou-se à romaria, fazendo o percurso de e para a Caldeira, oferecendo bilhetes a alguns utentes. Este ano, o “EVORA” volta a integrar a procissão, realizando este ano uma novidade: passeios nocturnos na sexta e sábado, subordinados à temática do fado. “Queremos ver se junto à Caldeira se consegue ouvir cantar o fado”, concluiu.
Programa
7ª Festamina começa sexta-feira
A 7ª edição desta festa popular começa já esta sexta-feira, com as actuações de Carlos Montenegro, João Magalhães, seguido de baile com André Gomes. No sábado, o grupo coral Sadinos abre as festividades, seguido do grupo coral Independente, fechando com o Setúbal Trio. O rancho folclórico Cantares do Sado anima a festa no domingo, enquanto que, na 2ª feira é a vez dos Irmãos Cabanas animarem a Av. Belo Horizonte. Terça-feira é dia da actuação dos vencedores do concurso “Novos Talentos 2008”, seguidos da fadista Deolinda de Jesus. Banda do Andarilho (4ª feira) e Jorge Nice (5ª feira) compõem também o cartaz. No dia 21, actuam os bailarinos das Danças de Salão da União; segue-se Armando Norberto e um baile com Nuno Miguel. Marília Pais, Rui do Cabo e André Patrão fazem o espectáculo no dia 22. A festa termina a 23 de Agosto com a actuação de “Os Alcorrazes”, fechando com fogo-de-artifício.
Este ano participam doze colectividades, com stands gastronómicos. Não vão também faltar os divertimentos infantis e cerca de 24 stands com artesanato e produções tradicionais locais, destacando-se o vinho e o queijo. De referir que de 2ª a 5ª feira a festa abre às 19 horas e encerra à meia-noite. À 6ª feira abre à mesma hora, mas encerra às 2 horas. No sábado e no domingo abre às 13 horas, sendo que, no sábado encerra às 2 horas e no domingo à meia-noite.
A comissão organizadora é composta pela União Futebol Comércio e Indústria; Núcleo Desportivo, Cultural e Recreativo CHE Setúbal; Clube de Futebol “Os Sadinos”; Sport Club Sado e Grupo Desportivo Independente. Além destas, participam na festa o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau; Grupo Desportivo “Os Amarelos”; Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1117; S. Domingos Futebol Clube; Clube Desportivo e Cultural “Os Verdes”; Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e Grupos Desportivo “Os Treze”.
Vera Gomes





Sem comentários:

Enviar um comentário