TESTEMUNHOS



O "EVORA"  após um dia de trabalho... 
Foto captada em Setúbal por Eduardo  Martins após a chegada ao cais em 2 de junho de 2013


...Também nós que começámos a utilizá-lo regularmente em 1952 até à sua retirada do serviço temos imensas saudades dele embora os atuais barcos sejam sem dúvida mais rápidos e mais confortáveis. Mas, os tempos eram outros e só havia nessa altura 3 barcos: o Évora, o Alentejo e o Trás-os-Montes. Estes 2 últimos ainda eram a carvão. 
E quem viajava nestes 2 barcos na parte superior com camisinha branca, sujeitava-se a apanhar com os resíduos do carvão que saíam pela chaminé e era capaz de chegar ao final da viagem com uma camisa mais preta do que branca.

Álvaro Morgado in: www.barreiro-e-arredores.blogspot.com



"Todas as considerações abaixo apresentadas reproduzem na integra o livro de honra presente no barco.
Gostei bastante do passeio que fiz a bordo do EVORA
Hélmer Fonseca, Maio 2007
O Barco Évora é sem dúvida uma mais valia para a promoção dos valores ambientais do estuário do Sado. Obrigado por tudo.
Pedro Rodrigues, Abril 2007
Simplesmente... Fantástico!!
Ana Oliveira, Dezembro 2006


26 MAIO 2007


Passeio no Barco Évora pelo Estuário do Sado

No dia 21 de Maio, o PIEF de Setúbal Tipo 2 organizou um Passeio pelo Estuário do Sado no Barco Évora, tendo-nos associado ao evento. Com a nossa colaboração, foi preparada uma calorosa recepção aos PIEF do Seixal, Moita e Charneca da Caparica tendo reunido cerca de 100 pessoas. Foi um dia muito interessante pelo convívio, animação e divertimento. Conhecemos outros colegas, técnicos e alunos e trocámos experiências.

De realçar que o "bilhete" para fazer esta viagem foram materiais recicláveis: tampinhas de plástico, telemóveis, pilhas, tinteiros, radiografias, etc.

Este passeio "juntou o útil ao agradável", uma vez que, para além de nos sensibilizar para os problemas ambientais, nos proporcionou a partilha de experiências com outros PIEF, enquanto íamos observando a maravilha natural que é a Baía do Sado.
Os golfinhos é que teimaram em não aparecer, infelizmente...

No final do passeio, a nossa AP, Professora Margarida Brandão Figueira, agradeceu a presença dos presentes e brindou-nos com aquela que é a música mais conhecida da nossa cidade:


Onde é que existe um rio azul igual ao meu
que em certos dias tem a mesma cor do céu,
minha cidade é um presépio é um jardim
queria guardá-la inteirinha só para mim."

Por último, a Professora Albertina Pereira discursou lançando um desafio a todos: Elaborar trabalhos (notícias, contos, textos, desenhos...) sobre a visita, que serão avaliados por um júri de Setúbal. Os melhores trabalhos, num total de três, têm direito a prémios e serão publicados no nosso blog.

Estamos a contar convosco.
In: piefsetubaltipo1.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário